...

descrever o meu blog é uma tarefa quase impossível...

Bodies - The Exhibition

terça-feira, maio 15, 2007





Contestada por muitos e aplaudida por outros tantos, a exposição "Bodies the Exhibition" que em Portugal recebeu o título de "O Corpo Humano Como Nunca o Viu" inaugurou em 5 de Maio, no Palácio dos Condes do Restelo, em Lisboa. A exposição é constituída por 17 corpos inteiros e cerca de 270 órgãos (músculos, tecidos, o sistema nervoso e sistema de circulação sanguíneo) ou partes de corpos que passaram por um processo de polimerização - invenção do anatomista alemão Gunther von Hagens -, que lhes confere o aspecto plastificado e permite a preservação sem que estes apodreçam.

Algumas posições sobre esta exposição: Paula Martinho da Silva, jurista e presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, prestou ao JN declarações a título pessoal, referindo que a questão que se coloca nestas situações, em primeiro lugar, é "saber quais são os limites dessa utilização, para além da investigação e das funções terapêuticas". Lembra que "o corpo humano, mesmo depois da morte, tem uma dignidade intrínseca" e destaca a "questão do consentimento" dos dadores em vida.

A Duarte Nuno Vieira, presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, esta matéria levanta "algumas reservas e algumas dúvidas". Entende que iniciativas como esta "permitem uma análise e uma visão do corpo que as pessoas normalmente não têm", mas ressalva que "qualquer abordagem ética só pode ser feita sabendo-se as condições em que os cadáveres são utilizados e como ali chegam".

Absolutamente contra este tipo de uso do corpo humano está Massano Cardoso, médico e docente na Universidade de Coimbra. Apesar de reconhecer que a polimerização é uma "técnica brilhante" do ponto de vista técnico-científico, o catedrático é peremptório "Não considero correcta a utilização para fins comerciais ou artísticos". "Um morto tem direitos e aqueles corpos estão a ser profanados", acrescenta.

O médico Francisco Castro e Sousa, que preside à Comissão Científica da exposição, garante não ter ficado chocado quando viu a mostra no estrangeiro. Destaca a "enorme dignidade dos corpos expostos" e a "enorme correcção anatómica, que até para um médico não deixa de ser instrutiva". Por outro lado, refere que a mostra "incentiva a que se tenha uma vida baseada em práticas que favoreçam a saúde".




Devo dizer que visitei esta exposição em Nova Iorque, exactamente 1 semana antes de estrear em Lisboa, já tinha recebido emails e tinha visto na net sobre ela. É realmente uma exposição espectacular, vale a pena ver, não me repugnou..
Esta exposição está dividida neste momento por Praga, Lisboa, Pittsburgh, San Diego, Durham, Las Vegas, Nova Iorque e Washington DC.

Se tiverem oportunidade, visitem.. Vale a pena ir a Lisboa ver.

Curiosidades:
Um espirro pode ultrapassar os 160 Kms/h.
A actividade cerebral produz energia eléctrica suficiente para alimentar uma lampada de 10 watts.
Os bebés têm 300 ossos, os adultos têm 206.
Cada vez que lambemos um selo consumimos um décimo de uma caloria.
Está provado que um pequeno-almoço completo melhora a nossa memória.
O cérebro de uma mulher ocupa 2,5% do volume do seu corpo, enquanto o do homem ocupa 2%.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial