No Natal em Braga «bebe-se um banano e come-se uma bana» na ceia
terça-feira, janeiro 13, 2009
Beber um «banano» e comer uma banana é uma das tradições de Natal de milhares de bracarenses que vem do tempo em que as bananas eram um produto «de luxo», disse um dos organizadores da festa.
«Ao certo, ninguém sabe bem como a coisa começou mas há mais de 40 anos que no dia 24 de Dezembro, as pessoas começam a aparecer para beber um ‘banano’ e comer uma banana», disse à Lusa Manuel Rio, filho do proprietário da Casa das Bananas, em Braga.
Localizado na Rua do Souto, uma das mais emblemáticas da cidade dos arcebispos, o estabelecimento comercial fundado há mais de um século vende bebidas e fruta durante todo o ano.
Na tarde do dia 24, a Casa das Bananas transfigura-se.
«As pessoas começam a chegar. Um amigo trás outro amigo para cumprir a tradição e para desejar Boas Festas e, entre as 17:00 e as 21:00 há milhares de pessoas a beber e a comer bananas», referiu Manuel Rio.
O «banano» é um copo de vinho Moscatel de Setúbal, acompanhado por uma banana da Madeira.
«São duas coisas doces, de muito boa qualidade e que combinam muito bem», contou ainda o dono da loja que, durante muitos anos, foi apenas um armazém de bananas.
«A crise não é só de agora e, ao longo dos anos, os proprietários, tiveram que se ir adaptando aos novos costumes. Primeiro, com a venda de outras frutas, depois com a venda de bebidas e, posteriormente, com um bar», disse Rio.
A banana, tal como o ananás, devido ao preço elevado, não era uma fruta acessível a todas as famílias.
O Natal, encarado como época festiva e de reunião familiar, era motivo para que, mesmo os mais pobres, comprassem bananas para a ceia.
«A moda pegou e agora, em Braga, o Natal não é Natal sem o copo de moscatel de Setúbal e a banana da Madeira», finalizou Manuel Rio.
Com a Rua do Souto intransitável ao final da tarde do dia de consoada e milhares de pessoas a comer bananas, cabe depois, aos responsáveis pela Casa das Bananas, passar boa parte da Noite de Natal a limpar a rua e a colocar no lixo centenas de cascas e copos de plástico.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial